Powered By Blogger

Ribeira das Aldeias ( Gouveia)

Ribeira das Aldeias ( Gouveia)
poesia dedicada à mãe natureza...

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Todos os Nomes


Têm-me perguntado a razão do nome de "LABORATÓRIO" para a nossa Concessão de Pesca.

Ainda muito pequeno o escriba e coordenador deste Blogue, era levado pelo Américo de seu nome, que para além de caçador era pescador e também seu pai a rios e ribeirinhos aqui do Concelho de Gouveia.


Considerava-se um grande pescador de trutas. Eu apesar de ainda andar de calções, não achava que fosse. Mas nunca lho disse. Ainda bem. Pescava só à amostra. Um dia aqui na Ribeira das Aldeias depois de termos subido da Ponte da Assessada até às Aldeias e provavelmente no seu último lançamento do dia, zás; agarrada à amostra vinha uma truta que devia ter para aí entre 800, 900 gramas. Da estrada vários mirones festejavam o feito como deles se tratasse.


Estás a ver como se lança? perguntou  o Américo olhando-me de cima com bazófia.


Fiquei de boca aberta e naquele momento ficou comprovado com testemunhas e tudo que o Américo era dos melhores. Salvou-se a "grade" e a honra do pescador.


Com o decorrer dos anos o peso da truta foi aumentando nas histórias que o Américo ia contando. Já cá não está . Tenho pena, para podermos falar dessa e doutras pescarias.


Bom, mas também me levava até ao Mondego (foto em cima). Um dia, e já lá vão quase cinquenta anos cruzámo-nos com outro pescador. Da conversa nada percebi. Era espanhol, e anos mais tarde soube que vivia em Viseu. Pescava com um anzol onde estavam atadas umas penas com fio. Estranho mas de uma eficácia terrível.


Uma vez em casa, fomos logo tentar imitar aquilo. No dia seguinte , ainda a noite não se tinha ido deitar, corri até à Ribeira das Aldeias ( para aí três quilómetros a pé) testar a novidade. Depois de muitos lançamentos com a ajuda de uma pequena bóia, uma descuidada e jovem pintona, saltou e tentou levar aquela coisa com ela. Se calhar para brincar quem sabe.


Não o conseguiu. Mas ficou o aviso. Aquilo resultava. Testes e mais testes; onde foste perguntava o Américo? Para abreviar as explicações um dia respondi-lhe: ao laboratório.

Hoje os meus amigos ligados à pesca ( Afonso, Silva, João Côrte-real, Silvério, Adelino, João Paulo, Luís da Carpintaria), e tantos outros falam e perguntam coisas do "LABORATÓRIO" . Ficou-lhe o nome . O "Padrinho" está orgulhoso.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Rio Alvôco



Esta foto foi feita, às 14h e 35m e era esta a aparência do Rio Alvôco na Barriosa.


Nasce aqui na Serra da Estrela, como o Alva, o Mondego e o Zêzere. Depois de passar por Vide e Alvôco de Várzeas vai desaguar ao Rio Alva na Ponte das Três Entradas.


Promete vir a ser uma época de pesca bastante frutuosa pelos menos em termos de caudal. Rio truteiro por excelência, nele se pescavam exemplares que por vezes ultrapassavam os 2Kg. Agora sofre do mal que acomete praticamente todos os rios da nossa terra.


Falta de protecção e fiscalização, limpeza, repovoamentos com espécimes autóctones, legislação séria que proteja a truta indígena, pescar de qualquer maneira e feitio.


Muito tem resistido o lindíssimo Alvôco que nos deixa devaneados pela sua beleza.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Razão de existir...



A grande razão da existência da Concessão de Pesca da Ribeira das Aldeias é a preservação destas "meninas".

Vamos deixar que se multipliquem.

Boas festas e um bom ano de 2010


Sinalética


Quando encontrar estas placas, significa que está no "LABORATÓRIO", na Concessão de Pesca da Ribeira das Aldeias.

Divirta-se, respeite e ame a  mãe natureza.

Está no "centro do mundo". Aqui é  GOUVEIA.

"Serra a Fundo"


Este é o logótipo da Secção da AssociaSão Julião "Serra a Fundo".

Composta por gente muito jovem, e outros "menos jovens"; projectos não lhes faltam; o trabalho não lhes mete medo, e assim já realizaram várias actividades e todas com assinalável êxito.

Tem futuro o "Serra Fundo".

Foi assim...


Um dos grupos que veio animar o festival de gastronomia " TAPISCOS" foi o "Nem Fá Nem Fu".

Originalidade, qualidade e brio profissional são a marca visível deste grupo beirão. Parabéns.

" TAPISCOS "




" TAPISCOS " é o nome do festival gastronómico que a AssociaSão Julião levou a efeito em Julho de 2009 em parceria com a Câmara Municipal de Gouveia e o apoio da Junta de Freguesia de São Julião

Foi considerado um êxito, quer pela organização, quer pelos restaurantes, quer pelos milhares de participantes.
Esta avaliação veio acrescentar mais responsabilidades à organização, no sentido de se fazer melhor em 2010.

Está já em preparação e em força o "TAPISCOS" 2010.

AssociaSão Julião


A AssociaSão Julião é a entidade a quem foi autorizada a Concessão de Pesca na Ribeira das Aldeias com o Alvará nº 225/2009. É uma Associação que tem personalidade jurídica, é constituída por tempo indeterminado, e tem sede em Gouveia. Para além da Concessão de Pesca, mais duas secções fazem parte da Associação: "Serra a Fundo" virada para os desportos motorizados e outra "Cultural e Recreativa" que organiza as Festas do Bairro do Outeiro, e o Festival Gastronómico "TAPISCOS".

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Do sonho à realidade...


Foram dois meses de intenso trabalho. A desramação e limpeza das margens e do leito da ribeirinha de plantas infestantes, fez-se em mais de dois mil metros do "LABORATÓRIO"( não se cortou uma única árvore ). Muito mais há para fazer naturalmente, e há objectivos mais vastos que pretendemos atingir , mas para isso há a necessidade de todos os sócios e amigos do "LABORATÓRIO" colaborarem com trabalho efectivo no terreno, mas também com ideias, com sugestões. Como se sabe no Verão, a água é pouca e temos necessidade de a reter através de pequenos açudes , com base nas pedras da própria ribeira. Essa tarefa exige meios e necessita dum plano prévio mas também das autorizações de diversas autoridades. É um processo burocrático complexo, mas que já estamos a tratar. Não vamos parar. Continuação de Boas Festas e um 2010 com muita saúde.
Na foto em cima pode observar-se "mestre" Silva numa incursão aqui no "LABORTÓRIO" há uns anitos.