Powered By Blogger

Ribeira das Aldeias ( Gouveia)

Ribeira das Aldeias ( Gouveia)
poesia dedicada à mãe natureza...

domingo, 26 de junho de 2011

Caminhada " Buraco da Moura "

Clique na imagem para aumentar
Foram 16 amigos mais o Black, que se dispuseram a enfrentar as altas temperaturas que se iriam fazer sentir, depois caminhar cerca de oito Km e descer a uma gruta natural onde para se entrar tem de se rastejar os primeiros cinco ou seis metros. Nada que arrefecesse os ânimos do pessoal a não ser a temperatura muito baixa dentro da gruta em contraste com a exterior. Munidos de capacete protector e lanterna eléctrica todos espreitaram os segredos que passados quatro ou cinco mil anos os nossos antepassados guardavam nesta sua casa para se protegeram dos lobos e ursos que na época povoavam esta região serrana.

Valeu a pena numa sala da gruta apagar as lanternas e na escuridão absoluta fazer um minuto de silêncio e homenagear os que ali viveram há milhares de anos mas que foram os nossos antepassados duma vida efémera.


domingo, 12 de junho de 2011

Caminhada / Buraco da Moura

Clique na imagem para aumentar

Já se encontram abertas as inscrições para mais uma caminhada realizada pela AssociaSão Julião.

Vamos partir da Senhora do Desterro, com uma provável visita ao Museu da Electricidade e ao pequeno lago circundante. De seguida e tomando o caminho do canal por onde corre a água que vai accionar mais duas centrais Hidroeléctrica vamos até à Lapa do Dinheiros. Pelo meio fazemos uma incursão a uma gruta natural onde os nossos antepassados de há 4000 ou 5000 anos viveram e onde vamos necessitar de levar uma lanterna e um capacete (de bicicleta ou das obras). Depois continuamos até à central da Ponte de Jugais.

Nova aventura nova viagem .

domingo, 5 de junho de 2011

Caminhada La Fregeneda / Barca d´Alva ( Rota dos Túneis)

Clique na imagem para aumentar
Realizou-se no dia 29 de Maio com a participação de 34 caminheiros aquela que é considerada por muitos especialistas nestas matérias uma das mais emocionantes caminhadas a nível ibérico. Pelo seu traçado de apenas em 17 Km ter de ser ultrapassar 13 pontes metálicas desactivadas dos antigos caminhos de ferro que ligavam Portugal a Paris algumas das quais com 50 e 60 metros de altura ( todas elas se encontram num estado de degradação acentuado) e depois 20 túneis com um deles de dois mil metros de comprimento.
Durante praticamente todo o percurso tivemos a companhia do Rio Távora que faz a fronteira entre Espanha e Portugal e que vai desaguar ao Rio Douro em Barca d Alva com paisagens belíssimas.
Foi um desafio permanente e os objectivos alcançados.
Estão todos de parabéns.