Powered By Blogger

Ribeira das Aldeias ( Gouveia)

Ribeira das Aldeias ( Gouveia)
poesia dedicada à mãe natureza...

quinta-feira, 25 de março de 2010

Ponte das Cantinas

Clique na imagem para aumentar tamanho
Sou a Ponte das Cantinas e encontro-me situada na Ribeira de Cativelos ( Gouveia) . O meu problema é que vão construir aqui uma Barragem chamada de "Girabolhos" e se não me acodem fico submersa para sempre. Já fui construída há cerca de 2.000 anos e ajudei muitos homens e mulheres a atravessar de uma margem para a outra,  para semear o pão e nunca pedi nada em troca. Mas agora quero sair daqui. Por favor AJUDEM-ME.

sábado, 20 de março de 2010

GOMO - Música

20 de Março, 21h30 - Teatro-Cine - Todos os públicos - Preço: 10€

quarta-feira, 17 de março de 2010

Vamos limpar Portugal ?

Rio Zêzere junto a Sameiro 12 horas 33 minutos (clique na foto para ampliar)
Rio Zêzere junto ao Sky Parque 13 horas 48 minutos ( clique no foto para ampliar)
O Rio Zêzere está praticamente despoluído, as suas águas límpidas brilham ao sol, no fundo de xisto e granito abundam os casulos com as larvas no seu interior ansiosas por se transformarem em insectos perfeitos. É o regresso de um rio que viveu décadas muito sujo e contaminado com ácidos, corantes excrementos e que agora se vai libertando e mostrando toda a sua beleza.
Porém, os salgueiros e amieiros que povoam abundantemente as suas margens continuam cobertos com centenas de milhares de plásticos ( ver 1ª foto), trapos, enfim tudo o que a cheia arrancou de uma lixeira (creio que à 3 anos) que estava selada mas mal situada junto ao ribeiro que vem do Poço do Inferno e que desagua no Zêzere. Algumas pequenas limpezas foram feitas, mas estão muito aquém do desejável. Em pleno coração da Serra da Estrela é inadmissível manter esta situação. Com a chegada da Primavera, e o crescimento das folhas toda esta bagunça ficará disfarçada mas continuará lá. E outros Outonos virão... Querem limpar Portugal. Aí está uma boa oportunidade de mostrar serviço.

segunda-feira, 15 de março de 2010

A Regra...ou a excepção?

Clique nas fotos
As duas fotos mostram um troço do "LABORATÓRIO" que tem a particularidade intimista de um jardim. Vamos agora imaginar que todos os rios e ribeiras deste país eram arranjados desta forma, com esta sensibilidade com este carinho com este respeito pela mãe natureza. Acredito que um dia esta excepção passe a ser a regra . Aliás não vai haver alternativa. Ou o homem trata bem a Natureza ou a Natureza encarrega-se de meter o homem nos "eixos".

Foto tirada às 16horas e 26minutos

quinta-feira, 11 de março de 2010

Águas gélidas...

Mondego às 15horas e 44minutos
Pergunta um  amigo através de SMS se as nossas amigas de Acedasse (trutas) compareceram ao Rendez-vous, ou se por outras palavras se se deixaram ver ou capturar por um qualquer pescador. A resposta é NÃO. Para bem das "pintonas" a água gélida e a corrente forte que se faz sentir protege-as. O desafio está lançado. Encontrar a forma e o engenho para contornar estes obstáculos . 
    

quarta-feira, 10 de março de 2010

Gouveia

Gouveia é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e subregião da Serra da Estrela, com cerca de 3 759 habitantes.
É sede de um município com 302,49 km² de área e 15 628 habitantes (2006) , subdividido em 22 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Fornos de Algodres, a nordeste por Celorico da Beira, a leste pela Guarda, a sueste por Manteigas, a sudoeste por Seia e a noroeste por Mangualde.

 História de Gouveia
Diz-se que Gouveia terá sido povoada pelos Túrdulos no século VI a.C. e, posteriormente pelos Luso-Romanos. A rainha D. Teresa doou-a em couto, no ano de 1125, os freires da Ordem de São João de Jerusalém, radicados no Mosteiro de Águas Santas, na Maia.
D. Sancho I, ao vê-la abandonada, outorgou-lhe foral em 1186 enchendo de privilégios os seus moradores, tentando desta forma assegurar o seu repovoamento.
D. Afonso II renovou-lhe foral em 1217, aumentando-lhe ainda mais as suas ragalias. Recebeu foral novo manuelino em 1510.
Foi senhor de Gouveia D. Manique da Silva, filho dos 4.ºs condes de Portalegre, mordomo-mor de Filipe IV de Espanha, que o fez marquês de Gouveia a 20 de Janeiro de 1625; o 5º marquês deste título, D. José de Mascarenhas, veio a ser o 8º duque de Aveiro tendo morrido executado de um modo cruel em Lisboa a 13 de Janeiro de 1759, e por esse motivo Gouveia foi anexada aos bens da Coroa.
Gouveia foi elevada a cidade por lei de 1 de Fevereiro de 1988.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Colocação de Tabuletas


Senhora do Carmo ( Clara, Vergilio, Fernando Prata, Silvério Moniz e Carlos Nabais)
A Secção de Pesca do Clube de Caça e Pesca de Folgosinho procedeu hoje à colocação de tabuletas no novo troço de pesca sem morte entre a Senhora de Acedasse e o Covão da Ponte.
Esta acção insere-se na filosofia que o Clube traçou para a defesa e protecção da truta fário autóctone, estendendo as zonas de pesca sem morte. Só por si estas medidas não terão o efeito desejado se todos os intervenientes neste processo não respeitarem integralmente as normas aplicadas. Apelamos aos sócios e a toda a comunidade em geral nomeadamente aos pescadores que participem nesta campanha de defesa e protecção da truta autóctone cumprindo escrupulosamente as novas regras devolvendo à água com vida cada truta capturada. Também aqui fica um apelo às autoridades fiscalizadoras que connosco têm colaborado que nos ajudem nesta tarefa de conservação, protecção e defesa da Salmo Truta. As gerações vindouras ficarnos-ão gratas. Deixar o meio ambiente melhor do que o encontrámos é o grande desafio que temos pela frente.

segunda-feira, 1 de março de 2010

1 de Março de 2010

Foto feita às 11h 45m (Clique na imagem)
Chovia pela manhã quando chegámos ao "LABORATÓRIO" , seriam para aí nove horas. O caudal da Ribeira era forte e o frio fazia-se sentir apesar dos agasalhos. Calcorreámos as margens e observámos várias "pintonas" nos locais onde a água parece adormecida. Quem não encontrámos foi a nossa velha amiga Garça que afigura-se não gostar muito das águas em turbilhão. Andará certamente em locais mais calmos onde possa exercer o seu ofício com mais eficácia. Voltará seguramente.Será bem vinda.