Powered By Blogger

Ribeira das Aldeias ( Gouveia)

Ribeira das Aldeias ( Gouveia)
poesia dedicada à mãe natureza...

domingo, 31 de janeiro de 2010

Chefe indígena - Chefe Seattle

Foto do Grande Chefe Seattle (1787-1866)
"O que ocorre com a Terra recairá sobre os filhos da Terra.Há uma ligação em tudo"...
Onde está o arvoredo? Desapareceu.Onde está a águia? Desapareceu.É o final da vida e o início da sobrevivência.  


Carta escrita, em 1854, pelo chefe Seatle ao presidente dos EUA, Franklin Pierce, quando este propôs comprar grande parte das terras de sua tribo
Clique aqui http://www.morcegolivre.vet.br/chefe.html

sábado, 30 de janeiro de 2010

Ribeira Ajax

Ribeira que nasce na Freguesia de São Pedro ( Gouveia) atravessa a cidade e vai desaguar cerca de 10 km depois ao Rio Mondego. (clique na foto)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Reabilitação através da pesca à mosca



Vale Glaciar do Zêzere ( foto feita em 21/11/2006) clique na foto
A reabilitação permite ao indivíduo o retorno às suas actividades normais pela recuperação total ou parcial de suas funções intelectuais , psicológicas ou físicas perdidas por trauma ou doença. Melhor especificado se utilizar a nomenclatura Processo de Reabilitação.
Reabilitado é o indivíduo recuperado total ou parcialmente que consegue retornar à sua função social de origem, igual ou próximo ao desempenho anterior ao acidente ou doença. Exemplos mais conhecidos: o jogador de futebol Ronaldo Luis Nazário de Lima, o "Ronaldo Fenómeno", após a lesão do tendão patelar ; o músico Herbert Vianna, d' Os Paralamas do Sucesso, após a queda de avião que o deixou paraplégico; e o iatista Lars Grael, após o acidente em 1998 que resultou em amputação de uma das pernas e que, apesar disso, permanece ainda activo na vela.

Ao consultar uma das inúmeras casas on-line "  http://www.cjvpescamosca.com/Default.aspx "de venda de materiais para a pesca deparei-me com esta noticia que gostaria de partilhar convosco, apesar de ter quase dois anos. Mas vale a pena deitar um olhar e reflectir.

FLY FISHING SHOP
jueves, 17 de julio del 2008, a las 17:38:18
PESCA A MOSCA PARA REHABILITACION
En el Centro Médico Walter Reed, con sede en Washington, se realiza un programa de terapia ocupacional por medio de la técnica de pesca con moscas para lograr la rehabilitación física y mental de los soldados que han sido heridos en Afganistán e Irak.
“Desde que dejé mi silla de ruedas ha sido sorprendente. Salgo a varios terrenos y camino por campos o subo laderas para encontrar los pozos de pesca o lo que se trate ese día. Realmente me ha ayudado a aprender a usar mis prótesis”, expresó Ferris Butler, veterano de Afganistán.
La pesca con moscas es una técnica que obliga a los practicantes a buscar aguas tranquilas y de baja profundidad en la cual se usan moscas artificiales con el objetivo de conseguir el pez más grande y de mayor peso.
Al ser una actividad deportiva, el pez debe ser devuelto a su hábitat. La práctica de esta actividad, a decir de los especialistas, ayuda a mejorar la condición motriz de los soldados heridos al mismo tiempo que les alivia del estrés post combate.
“Ellos me dicen que sienten los beneficios, expresan su gratitud y, por supuesto, eso nos hace sentir bien, pero sobre todo nos dice que estamos en el camino correcto, que estamos haciendo lo correcto”, manifestó Ed Nicholson, presidente del proyecto Healing Waters.
De acuerdo con los soldados, la terapia no sólo los rehabilita, sino que también les da una nueva expectativa de vida.
“Algunos soldados incluso sintieron que hubiese sido mejor que los hubieran dejado morir en el campo de batalla. Ahora nos damos cuenta de qué tan irracional es ese pensamiento cuando te mejoras. Pero en ese instante, lo único que deseas es que te abandonen”, declaró Eivianth Forest, veterano de Irak.
Se calcula que a raíz de la intervención de Washington en Afganistán en 2001 y la guerra en Irak en 2003 existen 30 mil soldados estadounidenses con alguna discapacidad, producto de los combates.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Colégio dos Jesuítas

Aqui está situado o Palácio da Justiça, e o Solar do Município.
As pedras brasonadas, falam da família dos Figueiredos e Távoras de cujo casamento não veio a haver descendência. Do seu testamento em 16 de Outubro de 1693 criou um Instituto ou Fundação com a obrigação de nesta vila de Gouveia haver uma escola em que ensinassem a ler e a escrever.

Depois...
Bom , o melhor mesmo é vir até Gouveia e deliciar-se com a sua história, os seus monumentos, a sua gastronomia, as suas gentes, o seu património natural e o ... "LABORATÓRIO" naturalmente.
(clique nas fotos)

sábado, 23 de janeiro de 2010

Simplesmente...


Tear da Beira; Princesa da Serra; Vila Jardim ;Cidade Aventura;     (clique na imagam)


Simplesmeente :  GOUVEIA

Jacques de la Palice


A imagem em cima mostra a queda de água junto á antiga Fábrica Lopes da Costa.
Para uns será o inicio da Concessão para outros o fim, depende da perspectiva, ou seja : se começar a pescar a partir deste ponto para montante terá ainda mais de quatro mil e quinhentos metros de área concessionada e será o inicio; pelo contrário se começar junto á ponte de Alrote Freguesia de Aldeias (foto de baixo) a pescar terá a mesma distância  para jusante e será também o inicio. No fundo a mesma teoria se aplica a uma garrafa  com água pelo meio. Meia cheia de água, ou meia vazia?
Tudo isto para dizer que o "LABORATÓRIO neste momento tem q.b. de água para a época. Ou não?

Sobre , Jacques de la Palice: (Um quarto de hora antes da sua morte, ele ainda estava vivo).


Em termos oficiais consta assim:
 A concessão de pesca desportiva, cuja entidade responsável é a AssociaçãoSão Julião, com sede em Gouveia concelho de Gouveia, com o número de Alvará nº225/2009 abrange o troço da Ribeira de Aldeias compreendido entre a Ponte de Alrote, Freguesia de Aldeias, a montante, e a,  Ponte da Fábrica Lopes da Costa, limite de jusante, Freguesias de Aldeias, São Julião, Moimenta da Serra, Mangualde da Serra e Vinhó , concelho de Gouveia, numa extensão de aproximadamente 4534,80 metros.
(clique sobre as imagens)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Da Raínha da Estrela à Raínha da Costa de Prata


Assim ia o "LABORATÓRIO" às 10h e 27m . na zona da antiga fábrica Têxtil Lopes da Costa.


Com as margens limpas, a água "lavadinha", com uma corrente ofegante que até parece que vai apanhar o comboio, para mais depressa chegar à Figueira e banhar-se na água salgada do Atlântico, tornou-se vaidoso.
Tem razões de sobra para isso, mas também sabe que o "Bazófias" espera por ele uns quilómetros mais abaixo para o conduzir em segurança à Rainha da Costa de Prata.


Boa viagem para os dois companheiros

domingo, 17 de janeiro de 2010

Convento do Espírito Santo


Quando vier até Gouveia não deixe de visitar o Convento do Espírito Santo ou de São Francisco.

Por sinal bem perto do "LABORATÓRIO".

É possível que a casa religiosa tenha sido fundada antes de 1312. Na frontaria, encaixada no respectivo nicho, podereis observar a imagem do Poverello de Assis. (Clique na imagem)

Homenagem


Álvaro Tavares de Matos, filho de Camilo Tavares de Matos e Júlia Ferreira Valente, natural de Castelões, da casa das Figueiras, Vale de Cambra, licenciou-se em Medicina que exerceu em África. Veio a falecer numa pensão em Albergaria-a-Velha para onde se retirou . ( Texto surripiado do Blogue http://alvaro-de-matos.blogspot.com/

Tivemos o prazer de ver pescar o Dr. Álvaro de Matos no rio da sua eleição, o Mondego. A forma como manejava a cana, a subtileza como abordava o rio, a suavidade como colocava as moscas, faziam dele um pescador de eleição.. Era impossível ficar indiferente a tais técnicas. Álvaro de Matos montava as moscas com que pescava. Ficaram na história da pesca à pluma como uma lenda.

O Professor Adelino Almeida de Vale de Cambra, sócio do "LABORATÒRIO" e meu amigo pessoal fez e continua a trabalhar na biografia deste ilustre pescador de trutas. Dedicou-lhe uma página na internet .

Belo trabalho Adelino.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Casais de Folgosinho e Nascente do Mondego, Candidatas às Sete Maravilhas Naturais de Portugal



Independentemente dos resultados desta candidatura uma coisa é certa: este local é uma das sete maravilhas do PLANETA.
1ª foto - Vista do vale do Alto Mondego.
2ª foto -Rio Mondego na zona dos Casais de Folgosinho ( Pai Diz)
3ª foto - Casais de Folgosinho (sito na Castanheira/São Pedro)
Clique sibre as fotos para ampliar

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Os amigos são para as ocasiões...



Sim, sim, já foi em 06/05/2006. Esta imagem foi obtida na Senhora de Assedace.É o meu amigo Silvério e sócio do "LABORATÓRIO" . Esperamos a sua visita e também o seu contributo para o desenvolvimento deste projecto da Concessão da Ribeira das Aldeias. Contamos contigo e já agora trás um amigo também. (clique sobre a imagem)

Imperdível


A vila de Mora acolhe, entre 19 e 21 de Fevereiro, a 8ª edição da MoraPesca, o maior certame nacional dedicado à Pesca.

A edição 2010 realiza-se no renovado e aumentado Pavilhão Municipal de Exposições daquela localidade e apresenta no mesmo espaço as principais empresas de pesca, os agentes do sector e as mais recentes tecnologias ligadas aquele desporto, numa feira que aglutina todo o tipo de artigos de pesca desportiva, dos carretos às canas, dos engodos às amostras, passando pelo vestuário e outros apetrechos próprios.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A água corre, corre, corre... e o tempo?

Olha que dois, ou melhor três porque o fotografo também lá estava.
Foto feita no primeiro dia de abertura (salmonidea) de 2008 na Quinta da Taberna, no Rio Mondego. Nesse dia as trutas alertadas para a presença de tais personalidades puseram-se ao fresco. Não foi uma "grade mas... quase. Ainda bem para elas. (Na foto Fernando Silva e Adelino Almeida,  )


Foto feita com ajuda de tripé em 31/03/2007. Lá atrás o "Pai Diz" na Concessão do Mondego. Se estiver interessado em lá chegar tem sempre a possibilidade de o fazer seguido o trilho da pastorícia como o fizeram estes três " meninos".
Da Senhora Dacessace até lá são cerca de 25 minutos. Depois para cima a pescar pode demorar até duas, três, quatro horas. Local paradisíaco por excelência, onde o silêncio da água se mistura com o trinar dos grilos e o chilrear dos pássaros.
Na foto ( Afonso Mota, João Corte Real e Carlos Nabais)

Assembleia Geral


Efectuou-se na passada sexta feira dia 8 a Assembleia Geral Ordinária da AssociaSão Julião, com uma presença assinalável de sócios, cujo principal ponto da ordem de trabalhos era a eleição dos novos órgãos sociais. Depois de um longo e frutuoso debate, uma lista foi apresentada a sufrágio. Depois de votada e confirmada pela mesa da Assembleia Geral os novos órgãos ficaram assim constituídos:

Assembleia Geral:
Presidente – Maria do Céu Ferreira de Jesus E. Ferreira
1º Secretário – Pedro Alexandre Lameiras Fonseca
2º Secretário – Paulo Jorge Mendes da Silva
Direcção:
Presidente – Jorge Abrantes Cardoso Ferreira
Vice-Presidente – Carlos Alberto Nabais Cunha
Secretário – Carlos Manuel Monteiro Abrantes
Tesoureiro – António Luís Dias Saraiva
Vogal – Fernando António Brito Gonçalves
Vogal – Maria Alexandra B. S. Sario
Vogal – Pedro Miguel Simões da Silva
Conselho Fiscal:
Presidente – José Guilherme Rodrigues Pimenta
Secretária – Paula Cristina Diogo Augusto Marques
Relatora – Ana Paula Alves Morgado Mendes

domingo, 10 de janeiro de 2010

Se cá nevasse fazia-se cá ski...


Gouveia acordou hoje salpicada de farinha que caíu do céu.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Os responsáveis do costume.



Depois de organizarem o "Lagoas da Serra" e o "Trutas Mil", têm o "descaramento" de no passado dia 12 de Dezembro celebrarem um protocolo com a Junta de Freguesia das Cortes do Meio (Covilhã), para a utilização em regime de comodato de um espaço sito nas Penhas da Saúde (Serra da Estrela), onde pretendem instalar um centro de formação de Pesca à Pluma. O espaço funcionará também como centro de interpretação da truta autóctone da serra da Estrela e estará aberto a toda a comunidade. Eventualmente, e caso consigam reunir as condições para tal, a APPSE pretende realizar no local um trabalho de reprodução de truta fário autóctone, trabalho esse que deverá ser devidamente acompanhado por elementos da comunidade Cientifica.

Ainda não contentes e depois de assinado o Protocolo, o próximo passo será o de angariação de apoios para a execução do projecto. É obra.
O "cúmulo" disto tudo é que eles vão triunfar. É bem feito.

Na foto de cima João Paulo e Faneca nas Penhas da Saúde .Na foto de baixo o projecto do Centro de Formação de Pesca à Pluma.


Ontem estivemos na cidade da Covilhã em trabalho com a Associação de Pesca à Pluma da Serra da Estrela, e depois rumámos para as Penhas da Saúde onde tivemos oportunidade de visitar as instalações e ver todo o entusiasmo que rodeia esta vasta equipa da Associação.


É um projecto ambicioso, que envolve verbas consideráveis, mas também é uma mais-valia para a região que nenhuma entidade vai querer desperdiçar. O desenvolvimento da Serra da Estrela faz-se com todos os projectos que tragam mais riqueza, que não agridam a mãe natureza e criem postos de trabalho. É assim este projecto.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Açude da Assessada.



Hoje às 17h e 8m era este o aspecto do "LABORATÓRIO".

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ansiedade



Faltam 53 dias para o "LABORATÓRIO" dar as boas vindas a todos os visitantes. Por aqui vamos aproveitando o tempo para atar penas a anzóis. Se quiser aparecer já sabe. Toque ao ferrolho.


Na foto em cima está uma pequena cábula que utilizamos para as imitações realistas( faça duplo clique na foto).

É tempo de começar a preparar e reparar o material, combinar a "abertura" que ficará nos segredo dos deuses, definir estratégias, contar e recontar histórias mil, vividas e dar asas à imaginação porque naquele local muito especial está garantidamente a tal pintona...nunca esquecer que a melhor margem é sempre a do lado oposto.

A mãe natureza está meia ADORMECIDA e a desfazer-se da folhagem seca, mas BELA como sempre.


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Planta de localização . " O LABORATÓRIO "


O traço azul mais grosso corresponde à Concessão da Ribeira das Aldeias ( O LABORATÓRIO ) com  4.534,80m.
Para abrir a imagem faça duplo clik sobre a mesma.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Recordar é...


O fulano ao centro no 1º plano é o fotografo que se juntou a este grupo de exímios pescadores no Rio Mondego, na Senhora de Assedace. ( Foto feita com temporazidor e com tripé em 26/04/2008).
Da esquerda para a direita: João Paulo, Jorge Farias, Fernado Silva, Adelino Almeida e Pedro Sêncio. Em baixo Carlos Nabais.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O primeiro de janeiro...


Chove imenso por todo o país e parece que pelo mundo fora a acreditar naquilo que os telejornais de todos os canais de televisão anunciam na  abertura, e depois por aí fora com as desgraças associadas. Nesta zona da encosta da estrela e no que diz respeito à nossa Concessão diremos que foi uma precipitação moderada, no entanto nestes dois últimos dias São Pedro lembrou-se de nós e brindou-nos abrindo mais a torneira do céu.

A pressa com que a água corre na ânsia de chegar ao mar é um bom sinal para todos nós pescadores, mas sobretudo para as pintonas, com mais espaço para viver e para brincar.

A foto em cima foi feita às 13h e 5m . Este é o primeiro dia dos dias do “LABORATÓRIO”.